Atendimento:
(11) 3259-7049

contato@gamito.com.br

1ª Impressão


Inicio agora, uma série de pequenas "dicas" profissionais ( a quem passa pelos incansáveis processos de entrevistas de recrutamento e seleção ), longe de pensar em chamar de "artigos". Aliás, sempre achei que artigos são escritos pro profissionais com reconhecimento público, nível de exposição relevante, enfim figuras "professorais", longe do meu perfil!!

Gostaria de passar de forma simplista, a minha percepção a todos, focando em particular aos jovens que estão iniciando sua vida profissional. O caráter da objetividade da "dica" tende a buscar a eficácia plena da informação, portanto uma intervenção direta, sem voltas...

Várias são as recomendações dadas pelos profissionais de Recursos Humanos, tentando transmitir aos "candidatos" os Pecados Capitais para quem debuta na vida profissional. Um no entanto, de fácil administração, percebo é deixado de lado...talvez por se tratar de um ponto inquestionável para quem mora numa cidade como São Paulo... Falo da tal pontualidade!

Quando se fala "dela", não se imagina o trabalho que ela costuma dar, principalmente para quem está do outro lado...( o que receberá o candidato !). Vejamos: Tudo começa com uma agenda que o entrevistador prepara, tomando o cuidado para determinar um tempo razoável e confortável para dialogar com todos os profissionais, sem ficar exposto a uma "primeira impressão" distorcida ( é difícil uma segunda oportunidade para consertar uma "primeira impressão"!!). O cuidado é muito grande e o planejamento muito cauteloso, afinal há que se prever o tempo para preparação de laudos, relatórios, etc.

Pronto! Feito isso, prepara a sala de entrevistas e só esperar o candidato...

Nessa hora, os problemas começam. O efeito que a "agenda não cumprida" sofre, é terrível...irrecuperável...principalmente para os candidatos que estão agendados para o meio da tarde! Os do final do dia então... nem pensar...

As justificativas : trânsito, metrô, etc. Todas plausíveis..verdadeiras..concretas, mas para os mecanismos de termpo ( implacável como sabemos ), injustificáveis...sempre!

Portanto, meninos e meninas, causem sempre uma primeira boa impressão. É fácil e evidencia uma característica fundamental para um profissional de sucesso: Planejamento.

Afinal, ninguém que eu conheça, perdeu seu avião para as tão esperadas férias em Cancun!

 

Artigos


Av. Paulista, 2202 6º andar, cj. 61 - Cerqueira César - CEP 01310-300 - São Paulo-SP / Tel: (11) 3259-7049 / E-mail: contato@gamito.com.br