Atendimento:
(11) 3259-7049

contato@gamito.com.br

Funcionário com mesa grande pode ser mais desonesto

Uma pesquisa feita em conjunto por cinco universidades americanas mostra que quanto maior o tamanho do escritório, mais desonesto pode ser quem o funcionário que o ocupa. Através de quatro experimentos, pesquisadores descobriram que ambientes com mesas grandes, por exemplo, deixam as pessoas se sentindo mais poderosas e que isso pode levá-las a tomarem atitudes antiéticas.

Em um dos testes, 81 pessoas da cidade de Boston foram convidadas para participar. De acordo com o estudo, foi pedido para que alguns deles ficassem de pé com as mãos na cintura, o que foi chamado de postura expansiva. Os demais ficaram numa pose contraída, com os membros cruzados. Foi prometido que seria entregue US$ 4 para cada um pela participação, no entanto, no fim da atividade foi oferecido US$ 8, uma simulação de engano dos organizadores.

Foi constatado que 78% dos voluntários com as poses expandidas aceitaram o dinheiro, contra apenas 38% dos demais participantes com posturas contraídas. Em outras etapas do estudo foram utilizados exemplos com diferentes tamanhos de mesas de trabalho e o resultado foi parecido.

O levantamento foi feito por por profissionais da Columbia, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Harvard, University of California e Northwestern University, em Illinois.

Fone: Folha de São Paulo

Notícias


Av. Paulista, 2202 6º andar, cj. 61 - Cerqueira César - CEP 01310-300 - São Paulo-SP / Tel: (11) 3259-7049 / E-mail: contato@gamito.com.br